Artigos Etc
     
Home Page

Imagens

Artigos Etc

Quem Somos

 

MANDAMENTOS


Primeiro Mandamento

 

 “Eu Sou o Senhor, Teu Deus, que Te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Nao terás outros deuses diante de Mim.” Exodo 20. 2 e 3

 

A primeira parte deste mandamento eh como um prefacio de toda a Lei. De fato, quando Deus Se pronuncia como Senhor nosso Deus, Ele declara ser Aquele que tem o direito de comandar e cujos mandamentos devem ser obedecidos. Deus diz assim pela boca do profeta: “Se Eu Sou o Pai, onde estah o amor [devido a Mim]? Se Eu Sou o Senhor, onde está o temor reverente [devido a Mim]?[ Malaquias 1.6 – nossa tradução usa as palavras honra e respeito, respectivamente] E, da mesma forma, Ele faz lembrar Sua obra beneficente que deve nos condenar por ingratidao se nao obedecermos a Sua voz. Por essa benignidade Ele libertou o povo de Israel da escravidao do Egito e, da mesma forma, liberta Seus servos do Egito perpetuo, isto eh, do poder do pecado.

 

A proibicao de ter outros deuses significa que nao devemos atribuir a nenhum outro alem de Deus tudo aquilo que Lhe eh próprio. Ele completa, “diante de Mim”, ou diante dos (Seus) olhos, significando que Ele deseja ser reconhecido como Deus nao soh através de uma declaracao externa de feh, mas na verdade pura das profundezas do coracao. Ora, os atos seguintes sao próprios somente a Deus e nao podem ser transferidos a outro sem que sejam arrancados de Deus; nossa adoracao a Ele somente, nosso descansar nEle com toda confianca e esperanca, nosso reconhecimento de que tudo o que eh bom e santo vem dEle [Tiago 1. 16 e 17] e nosso louvor (a Ele) por toda Sua Bondade e Santidade.

 

Segundo Mandamento

 

 “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto;...” Êxodo 20. 4 e 5a

 

 

Da mesma forma como Se declara o Unico Deus no primeiro mandamento, agora Ele diz quem Eh, como deve ser servido e honrado. Ele nos proíbe, assim, de forjar qualquer semelhanca a Ele, dando-nos a razao em Dt. 4. 15 – 18 e Is 40. 18 – 25, isto eh, o espirito nada tem de similar ao corpo. Alem disso, Ele mos proibe honrar qualquer imagem com intencao religiosa. Portanto, aprendamos deste mandamento que o culto e a honra a Deus eh espiritual porque Ele eh Espírito e requer ser servido e honrado em espírito e verdade (jo 4.23). ele ainda acrescenta uma ameaça horrivel, pela qual declara quao seriamente a transgressao deste mandamento o ofende:

 

“...porque Sou o Senhor teu Deus, zeloso que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geracão daqueles que Me aborrecem, e faco misericordia ateh mil geracões daqueles que Me amam e guardam os Meus mandamentos.” Exodo 20. 5b e 6

 

Eh como se Deus dissesse que Ele eh o unico a quem devemos nos apegar. Ele nao pode tolerar a companhia de outro deus e irah demonstrar Sua Majestade e Glória se alguém transferi-las a imagens ou qualquer outra coisa; e nao somente uma única vez, mas nos pais, filho e descendentes, ou seja, em todos enquanto sigam a iniquidade de seus pais; assim também Ele manifestara perpetuamente a Sua misericordia e bondade para com aqueles que O amam e guardam a Sua Lei. Ele declara a grandiosidade de Sua Misericordia nisto, em que Ele a estende até mil geracoes enquanto designa apenas quatro geracoes para sua vinganca.

 

 

 

João Calvino in Instrução na Feh – Princípios para a Vida Crista – Goiania, Logos Editora, 2003, pp 23/5

 

Artigos Etc

Estas sao mensagens colocadas nos Boletins Informativos da IPAlianca.

Registramos mais uma vez a falta de acentuacao da lingua portuguesa devido ao programa utilizado, pedindo assim sua compreensao. Normalmente usamos o 'h' para simbolizar o acento agudo.